terça-feira

O MOSAICO DE SÃO TOMÉ IN FORMIS (Roma)

O MOSAICO DE SÃO TOMÉ IN FORMIS (Roma)

É a recordação mais preciosa que nos deixou em Roma nosso pai São João de Matha. É a expressão do nosso carisma. São João de Matha quis manifestar “sua importância” pela forma artística que lhe deu e pelo lugar no qual ele o colocou. Foi feito pelo mestre Cosmato, entre os anos 1209-1213. Trata-se certamente de uma representação de caráter religioso. É uma obra de arte que nos quer transmitir uma mensagem. Observemos para o nosso Brasão.
De forma circular, o Brasão está rodeado pela inscrição: “
Signum Ordinis Sanctae Trinitatis et Captivorum”.

Signum
(sinal). Entre os possíveis significados desta palavra, o mais conveniente e o que “transmite uma mensagem”; selo da Ordem. Sempre se usou este selo.

Ordinis (da Ordem). No final do século doze, esta palavra expressava a idéia de: “uma disciplina de vida consagrada, professada por um grupo de homens e mulheres, em função de um mesmo fim, de um mesmo objetivo, de uma mesma missão: no mesmo caso se trata de uma família religiosa composta por religiosos, religiosas e leigos que se dedicam à obra da redenção. É uma família que é regida por uma Regra própria escrita pelo seu fundador São João de Matha. A centralidade da figura de Cristo indica já o seu caráter eminentemente cristológico.


Sanctae Trinitatis (da Santa Trindade). Neste projeto de vida evangélica, a Santa Trindade é a origem, a inspiração, o modelo e a meta. O mistério trinitário está presente como mistério de comunhão e de caridade redentora. A Trindade redentora é a inspiração e a que dá sentido a toda missão. Todo o ícone é já uma imagem da Trindade. Cristo em majestade, Pantocrator, é o rosto único da indivisível e consubstancial Trindade. O ícone de Cristo é a epifania da Trindade. Através de Cristo vemos o Pai que envia Jesus, sinal do Amor misericordioso e libertador do Pai.


A Cristo com todo o seu poder e glória o contemplamos cheio da força do Espírito Santo. É o único que vem para libertar os cativos e para oferecer uma esperança aos pobres. Cristo vem para instaurar o reino de Deus Trindade: amor, liberdade, fraternidade. O Reino de Deus Trindade está representado no ícone com o fundo dourado que envolve toda a representação.


Não vemos aqui o Cristo juiz como nas fachadas das catedrais. No nosso mosaico, o rosto de Cristo está cheio de nobreza e paz. Infunde confiança. Dá a impressão também de fortaleza, de plenitude, de vida, de juventude: cabelos negros, barba bem feita.seus lábios orientados para cima lhe dão uma expressão de benevolência. O sentido de misericórdia e compaixão de nossa missão está expressado na ação do resgate dos cativos.


A aureola é formada por três braços iguais. Para nós é fácil ver neles um sinal da glória da Trindade. No centro de cada braço da cruz percebemos cinco pedras verdes em forma de X. Nos faz pensar na paixão; em Cristo Redentor. As cinco chagas.


É impressionante o grande relevo que se dá à figura de Cristo. Ocupa uma posição central como sinal de esplendor da Trindade. Sua figura mede 133,5 centímetros de altura. Quase o dobro da altura dos cativos que medem 75 centímetros. Se Jesus se levantasse seria três vezes mais alto que os cativos. Isto nos indica a pequenez humana perante a infinita grandeza de Deus.


Também o trono é sinal de poder e da realeza de Cristo. As cores do manto e as cores da túnica de Cristo, vermelho e azul, são sinal da divindade e da humanidade de Cristo. Sobre sua túnica, a partir das costas e chegando até os pés se vê uma estola dourada. A cor amarela-ouro é sinal de sua divindade e glória. A veste interior de Cristo é branca. Só se vê nos seus pulsos. Contemplando este ícone é como se nosso Santo Pai fundador nos propusera olhar continuamente num espelho para saber se somos ou não fiéis, em Cristo, pelo Espírito, ao projeto do Pai a aos cativos e pobres, se somos fiéis a nossa vocação.

(Frei José Gamarra,OSST, Ano Jubilar-Roma 1994, n°17)



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger