domingo

Um proféta do nosso tempo




João de Matha fundou a Ordem da Santíssima Trindade oito séculos atrás. Durante este tempo outros Institutos e Movimentos, quer religiosos quer leigos, se alimentaram de sua espiritualidade, e se comprometeram, ainda que de forma diferente, no mesmo apostolado.

A inspiração e a obra de São João de Matha ainda hoje nos interpelam

¯ com seu projeto apostólico de libertação: dedicar-se aos mais pobres da sociedade, àqueles que são abandonados, e, sobretudo, aos cristãos em dificuldade por causa de sua fé ou de sua fidelidade ao Evangelho.

¯ com o espírito que deve caracterizar os seus seguidores: contemplar a Deus e aceitá-lo, de antemão, como o Amor gratuito e misericordioso, como Pai, Filho e Espírito Santo, como fonte, modelo e fim último da Redenção.

¯ com o estilo de vida: privilegiar a fé, a interioridade, a hospitalidade, o trabalho, a simplicidade, a pobreza em vista da partilha; numa palavra: a caridade.

Estes grandes princípios que brotam da inspiração primária e da obra de São João de Matha, inovadores e muito atuais para o seu tempo, nos são lembrados para que se realizem sobretudo hoje.

fr. José Gamarra, Ministro Geral, O.SS.T. 1984

FAUCON DA PROVENÇA (FRANÇA)


A Provença é anexada à França a partir do século XV, mas quando nasce João de Matha está ainda sob o poderio da Casa de Barcelona e isso explica o porquê a vila, fundada uns anos mais tarde no vale do Ubaye, leva o nome de Barcelonnette.

A três léguas dali, a família de Matha tinha estabelecido-se em Faucon, vilarejo construído na encosta da montanha. A sua grande morada fortificada devia se tornar um abrigo para os habitantes em caso de perigo: guerras, saques, incursões, perturbam de fato a tranqüilidade do vale, e a missão do senhor era proteger os fracos, socorrer os míseros.

A personalidade de João é marcada:

¯ pela beleza do ambiente no qual transcorre a sua infância,
¯ pelo vivo desejo de socorrer os aflitos, a custo de qualquer perigo.

Em memória de seu fundador, os Frades Trinitários construíram um convento em Faucon no ano de 1664. Abandonado durante as guerras e a revolução, destruído, será mais de uma vez restaurado. Hoje este levanta seu campanário para o céu azul dos Alpes. É um lugar de beleza propício à oração.

Os cristãos do Vale do Ubaye continuam muito devotos ao "seu santo"; ergueram uma estátua sua na pequena praça do vilarejo e todo ano celebram a sua festa com grande solenidade.

No alto-mar de Cannes (França), na ilha de Lerin, se encontra a mais antiga igreja do Ocidente, consagrada a Santíssima Trindade (século IV).

Aqui tinha sido fundada uma abadia por Santo Honorato, grande centro da Gália cristã e viveiro de bispos.

A Provença recebeu um forte influxo por esta abadia, que talvez João de Matha conhecera. Com o povo da Provença, João rezou muito a Trindade com as palavras da liturgia, com hinos que todos conheciam de cor, e com freqüência inspirados pelas orações de Santo Agostinho.

Como estudante, João de Matha poderá ler os manuscritos preciosos: "De Trinitate" de Santo Agostinho "De Trinitate" de Santo Hilário de Poitiers "De Trinitate" mais recente de Ricardo de São Vítor (1148)

BACHAREL, DEPOIS DOUTOR PELA SORBONNE


Durante cinco ou seis anos João de Matha freqüenta a faculdade das artes liberais completando, assim, a sua cultura com o estudo da gramática, retórica, filosofia, matemática, astronomia, música. O sucesso da prova final lhe permite entrar na faculdade de direito, medicina ou teologia, e é esta última que o atrai.



Sedento de penetrar os segredos da Palavra Divina, freqüenta contemporaneamente a Sorbonne e a Abadia de São Vítor onde encontra mestres santos e sábios que o ajudam a descobrir "a identidade" de Deus e o projeto sobre sua vida.


O neo-doutor, ciente da beleza de sua missão de educador, esbanja as riquezas da sua inteligência aos jovens e os guia na busca da verdade. Na capela da Sorbonne um afresco representa as personagens ilustres desta universidade; neste podemos reconhecer João de Matha com túnica branca, ornada pela cruz vermelha e azul. Uns anos depois, quando compreenderá que Deus o chama para redimir os escravos, se dirigirá às Universidades da Espanha e da Itália para propor aos mestres e aos alunos o intento de consagrar-se ao Cristo Redentor para libertar seus irmãos, e muitos o seguirão na Ordem.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger