segunda-feira

TOUR VIRTUAL À CAPELA PAULINA

Michelangelo: A conversão de Saulo, Capela Paulina

O Papa Bento XVI presidiu, em 4 de julho de 2009, a celebração das Vésperas por ocasião da reabertura da Capela Paulina, no Vaticano.

Construída por desejo do Papa Paulo III, a Capela Paulina representa o testamento pictórico de Michelangel Buonarotti que ali trabalhou em fases alternadas nos últimos oito anos de sua vida. Os dois afrescos pintados por ele, a conversão de São Paulo e a crucificação de São Pedro, recordam a importância da sequela apostólica e a fidelidade na ortodoxia.

Em sua homilia, Bento XVI frisou que as feições dos dois apóstolos nos convidam a refletir. As feições de Paulo representam o ser humano que necessita de uma luz superior. "É a luz da graça divina, indispensável para adquirir uma visão nova, com a qual enxergar a realidade que caminha rumo à 'esperança que vos está reservada no céu', conforme afirma o apóstolo na Carta aos Colossenses", sublinhou o Papa.

As feições de Pedro, crucificado de cabeça para baixo, expressam o sentimento do homem diante da morte e do mal. Um olhar que busca Alguém naquele momento final. "Realiza-se o ápice da seqüela: o discípulo experimenta a amargura da cruz, as conseqüências do pecado que o separa de Deus, o absurdo da violência e da mentira", ressaltou o Pontífice.

Bento XVI frisou ainda que os dois apóstolos nos convidam a meditar em silêncio o mistério da cruz que acompanha a Igreja até o fim dos tempos e a acolher a luz da fé, com a qual a comunidade apostólica pode realizar no mundo a missão evangelizadora que lhe foi confiada por Cristo Jesus.

Na Capela Paulina, o "Sucessor de Pedro e seus colaboradores meditam em silêncio e adoram o Cristo vivo presente no santíssimo Sacramento da Eucaristia, onde contemplamos a transformação da morte em vida, da violência em amor", disse ainda o Santo Padre.

O Papa concluiu sua homilia, agradecendo a todos aqueles que colaboraram na restauração da Capela Paulina, e pediu a intercessão e as bênçãos da Virgem Maria e dos Santos Pedro e Paulo para todos aqueles que, com fé, rezarem nessa capela.
Fonte: Canção Nova





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger