segunda-feira

A IDENTIDADE TRINITÁRIA HOJE


A partir da reforma coletiva assumida pela Igreja no Concílio Vaticano II, a Ordem Trinitária iniciou um forte processo de renovação, de busca pela própria identidade, de recuperação do carisma do fundador e de resposta aos signos e aos desafios do séc. XX. As novas Constituições aprovadas pelo Capítulo Geral de 1983, e confirmadas por Roma em 1984, recolhem e traduzem o carisma fundacional plasmado na Regra, a nova situação histórica e seus desafios, definindo os elementos essenciais da identidade trinitária:

■ A unidade originária, carismática, da mística trinitária e serviço de redenção e misericórdia. A Santíssima Trindade como fonte inesgotável de caridade que se traduz no serviço de redenção e misericórdia: “Gloria a Trindade e aos Cativos Liberdade”.

■ A vivencia da Trindade sentindo a vocação trinitária como chamado a ser signo do mistério do Deus cristão dando testemunho pessoal e coletivo de que o Deus de Jesus é amor, liberdade, comunhão, o Deus dos irmãos cativos.

■ O serviço de libertação realizado em formas diversas: escutando as novas formas de escravidão da mesma forma que chegaram ao coração do fundador.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger