domingo

Festa do padroeiro São João de Matha em Juerana, BA.

De 28 de janeiro a 09 de fevereiro de 2009, alguns frades trinitários da comunidade de São Paulo estiveram na capela de Juerana (paróquia de Caravelas, diocese de Teixeira de Freitas – Bahia), cujo padroeiro é o fundador da Ordem da Santíssima Trindade, São João de Matha. O povo jueranense celebrava a novena do seu padroeiro, contando com o auxílio dos frades trinitários. A comemoração solene foi no dia 08 de fevereiro, dia em que Juerana fora fundada.


Os frades trinitários eram Pe. frei Luiz Gustavo da Silveira, Ministro conventual, Pe. frei Vicente de Paulo D. Pereira e os estudantes professos frei Clayton dos Santos, frei Ailton A. de Almeida e frei Daniel da S. Gonçalves.

Com o clima quente daquela região, os frades trinitários puderam contar com a acolhida calorosa daquele povo, que com grande entusiasmo participava das orações e missas cotidianas durante a novena. Já desde a manhã rezava com os frades o santo Triságio e à noite participava da Eucaristia. Em alguns dias foram feitas visitas às famílias (incluindo os enfermos e os idosos que desejavam se confessar).


Grande número de pessoas ia à capela nos dias da novena, mas nos dias da festa de São Sebastião (que celebraram a 07 de fevereiro) e do padroeiro São João de Matha (08 de fevereiro) a quantidade de pessoas se multiplicou. Nesses últimos dias da novena houve a representação da guerra entre mouros e cristãos, banda polifônica e procissões para ambos os santos.


No domingo, 8 de fevereiro, a santa missa foi presidida pelo bispo da diocese de Teixeira de Freitas – Bahia, dom Carlos Alberto dos Santos. Em cada dia da novena, na celebração eucarística, cada um dos estudantes - frei Clayton, frei Ailton e frei Daniel - narrava um pouco da história de São João de Matha e da Ordem da Santíssima Trindade.


Todo o povo da comunidade contribuiu com a estadia dos frades trinitários (casa, alimentos, amizade, fraternidade, alegria, orientações, histórias), evidenciando que a Divina Providência nos acompanha sempre. Nada lhes faltou, graças à generosidade dos fiéis daquela comunidade.


Que a contribuição dos frades com o povo jueranense também possa valer para que todos cresçamos rumo ao Reino de Deus, sempre glorificando a Santíssima Trindade e levando a liberdade aos cativos.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger